Fundadores
Padre Pimenta e Padre Sanches
É indispensável falar do escutismo em Cabo Verde sem falar de duas figuras que foram muito importante para o surgimento dessa força jovem.
Pe. Caetano Francisco António da Piedade pimenta Pereira, nasceu a 11 de Outubro de 1932,em Margão, cidade industrial de Goa. Numa família numerosa de oito filhos, é o cesto filho dos seus pais, e recebeu deles uma educação rigorosa, religiosa e humana. No dia 22 de Abril de 1956 na basílica do Bom Jesus, foi ordenado Presbítero juntamente com outros 12 diáconos. No dia 27 de Abril de 1956 foi convidado pelo Bispo Dom José Colaço, nomeado pelo Papa Pio XII para Bispo de Cabo verde. Foi naquele dia que ele confirmou a sua vocação missionária de vir a cabo verde. Chegou a cabo verde em 1956. No mesmo ano foi nomeado professor de história e latim no seminário de são José. Humilde no desempenho do seu trabalho, dedicado na sua missão e profundo na sua intervenção. Um homem preocupado com os jovens cabo-verdianos, uma parcela especial do rebanho que lhe foi confiado, a razão maior da sua paixão no campo da evangelização. O padre Caetano Pimenta morreu, em Roma, Itália a 13 Junho 2007 , onde se encontrava em tratamento médico. Um dos mais antigos sacerdotes cabo-verdianos, o padre Pimenta, como era conhecido, era natural de Goa India. Falar de padre pimenta é falar de um grande amigo, duma pessoa alegre e bem-humorada, cuja a vida foi dedicada quase toda ela aos jovens, dando-lhes formação, conselho, partilhando com eles opiniões, ajudando-os.” Deus me deus o dom de amar qualquer pessoa que encontrar no meu caminho”.
Figura bastante conhecida na ilha de Santiago, o padre Caetano Pimenta tinha mais de setenta anos de idade e exerceu várias funções a nível da Diocese de Cabo Verde. Entre elas dirigiu durante vários anos o Seminário S. José, onde foi professor de várias gerações de cabo-verdianos. O padre Pimenta era tido como um dos colaboradores mais próximos de D. Paulino Livramento Évora.Seus lemas ;
“É preciso ter entusiasmo”
“Eu não sou um homem light”
“A minha vida é um livro aberto”
“fiz-me tudo para todos afim de ganhar alguns”
“Alguém tem de dar a vida por esta causa e este alguém és tu onde quer que estejas.”
Padre Sanches
Foi ordenado em 20 de Agosto de 1972 na paróquia de São Miguel Arcanjo, Calheta, Ilha de Santiago, pelo então Bispo da Diocese de Cabo verde, Bispo Dom José Colaço, sendo o segundo aluno do Seminário de S. José a ser ordenado sacerdote. Homem de uma forte personalidade, lutador, e um dos grande impulsionadores do Escutismo em Cabo Verde, o padre Sanches foi professor no Seminário de S. José logo nos primeiros anos do seu ministério, e depois pároco de Santo Amaro, Abade (Tarrafal, Ilha de Santiago), e de Santa Catarina (Ilha de Santiago).
Depois da uma boa experiência pastoral, foi enviado a Roma, Itália, onde estudou no Instituto João Paulo II para assuntos de Matrimónio e Família e obteve a Licenciatura nesta área. De regresso a Cabo Verde, foi nomeado capelão de Nossa Senhora do Socorro, Achada de Santo António, Praia, Administrador dos Bens da Diocese e, mais tarde, pároco de Nossa Senhora da Conceição, (S. Filipe), e de Santa Catarina (Cova Figueira), Ilha do Fogo. Trabalhou incansavelmente por 17 anos na Ilha do Vulcão, com forte incidência na pastoral da família da juventude e da liturgia. O Escutismo foi de novo, um sector de formação juvenil em que ele muito investiu.
Enquanto agradece toda a atenção e união em oração manifestada ao Padre Sanches durante a sua doença, a Diocese avisa que o corpo será velado na Capela do Seminário de S. José e que a Missa de corpo presente vai ter lugar às 3:00 da tarde, seguindo-se depois o cortejo fúnebre para o cemitério da Várzea, onde será depositado o seu corpo.
O Padre Sanches esteve em tratamento em Portugal durante mais de um ano e regressou a Cabo Verde em Abril O Padre Sanches esteve em tratamento em Portugal durante mais de um ano e regressou a Cabo Verde em Abril passado, (2010) tendo imediatamente retomado os contactos com a paróquia de São Filipe Apóstolo, Praia, onde era pároco. Apesar da sua saúde frágil, o padre Sanches mantinha vivo o seu espírito apostólico e estava planeando os preparativos para as celebrações da Páscoa que, infelizmente nao pôde, porque foi internado no Hospital Agostinho Neto, na terça feira da Semana Santa.
Informa ainda que o corpo do Pe. Sanches será velado na Capela do Seminário de São José até ao meio dia, sendo depois levado para a Capela da Paróquia de S. Filipe, onde ficará até às 13:30, regressando de novo ao Seminário. A Missa de Corpo presente será às 3:00 da tarde, presidido pelo Bispo da Diocese, Dom Arlindo Furtado.
Comentários
Enviar um comentário