Escutismo no mundo

Conheça os países onde o escoteiro é realidade. clique aqui.
cliqu aqui e conheça tambem o Agrupamento escutista da ilha do sal.
E Aqui para ver o blogue de Paulo Alfama


O Movimento Escoteiro
Foi fundado na Inglaterra pelo Lord e general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, conhecido pelos nossos jovens com B.P.

É composto por crianças e jovens na faixa etária de 7 a 21 anos de idade, com a colaboração de adultos voluntários imbuídos por um compromisso livre e voluntário. É uma educação não formal que complementa a educação que os jovens recebem em casa, na escola e na igreja, e não substitui estas instituições. Não tem discriminação de origem, raça, credo, classe social ou filosofia política.

O escotismo trabalha para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais como cidadãos responsáveis, participantes e úteis a sua comunidade, estimulando seus integrantes a viver autenticamente dando testemunho de sua fé e caminhando sempre em busca de Deus.

Incentiva o patriotismo sem fanatismo, na prática da cidadania em harmonia com a promoção da paz mundial.

Incentiva o amor à nossa terra e ao nosso povo, e ao respeito à outras nações e os seus respectivos povos, pois somos integrantes da Grande Fraternidade Mundial Escoteira.

Cremos na família como raiz integradora da comunidade e centro de uma civilização baseada no amor, na verdade e na justiça.

O movimento escoteiro é composto pelo Princípio Escoteiro baseado na Lei e na Promessa Escoteira, a base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade de cada indivíduo, e no método escoteiro.


Lobinho / Lobinha
 (Lobitos) - 7 aos 10 anos de idade

Escoteiro / Escoteira
 (Exploradores) -  11 aos 14 anos de idade

Senior / Guia
 (Navegantes)- 15 aos 17 anos de idade

Pioneiro / Pioneira (Caminheiros)
 - 18 aos 21 anos de idade 

Mensagens populares deste blogue

Unificação do Escutismo em Cabo Verde em debate.

Conselho Nacional do Corpo de Escutismo Católico Cabo-verdiano elegeu nova direcção.

Igreja Católica “separa-se” da Associação de Escuteiros de Cabo Verde