Corpo do Escutismo Católico Chega a São Domingos


DSCF6510

(O Corpo de Escutismo Católico vai ser lançado, oficialmente, na Paróquia de São Nicolau, este Domingo, 23 de Fevereiro de 2014. Uma reunião geral com todos os inscritos, pais e encarregados de educação e a comunidade paroquial está agendada para este dia, como um ponta pé de saída do CEC na paróquia. As informações foram avançadas por Jeremias Reis Tavares, um dos membros da junta Central do CEC e um dos jovens que está a frente do Núcleo de 11 pessoas que estão a trabalhar na implementação do CEC em São Domingos. Para Jeremias Tavares “está tudo a posto para este início” e os esforços para levar o CEC a São Domingos “ estão num bom ritmo”.
“O escutismo tem a sua força e é um movimento que os jovens gostam. Há um apelo do bispo da Diocese de Santiago, Dom Arlindo Furtado, no sentido de levar este movimento a todas as comunidades/ paróquias da Diocese. Porque não levar o CEC para São Domingos? m São Domingos há escuteiros da Associação de Escuteiros de Cabo Verde mas, é interesse da paróquia e mesmo dos paroquianos de ter escuteiros dentro da Igreja”, explica Jeremias Reis Tavares.
Dado o primeiro passo com a criação dos primeiros escuteiros católicos nesta paróquia, a partir de agora, vai haver reuniões periódicas e formações para a equipa que vai fazer parte da chefia, que uma prioridade. Neste sentido, está agendada uma formação para as pessoas que fazem parte do núcleo, que vai acontecer no dia 04 de Março. Para breve, também, vai ter lugar um acampamento para os chefes, que é uma fase de adesão, antes de fazerem as promessas escutistas, adianta o chefe Jeremias Tavares.
Interesse dos paroquianos
Neste momento decisivo, as expectativas são boas. Os elementos que constituem o núcleo estão cada vez mais interessados, motivados e empenhados nesta missão. Está-se na fase das inscrições dos elementos que vão constituir os primeiros agrupamentos de escuteiros católicos de São Domingos e já se contam um número considerável de inscritos. A comunidade paroquial em si, também, tem mostrado interesse, um fator que anima quem está por detrás desta iniciativa.
 “Existe uma ideia um bocado estereotipado de que as pessoas em São Domingos não gostam do CEC, isto não corresponde a verdade, é uma ideia errada. Até porque a ideia de trazer o CEC para São Domingos partiu dos próprios paroquianos. Há muitas pessoas que não ficaram satisfeitas pelo fato da unificação não ter funcionado. Em Cabo Verde, o escutismo começou dentro da Igreja. AECV surgiu dentro da Igreja. Hoje, em São Domingos muita gente defende a necessidade de haver de um escutismo dentro da Igreja.
Coabitação CECCV e AECV
“Não trazemos o CEC para São Domingos como forma de provocação. O escutismo é livre, e cada pessoa tem sua escolha. Os escuteiros da AECV são na maioria católicos, apenas não se assumem como escuteiros católicos e não devem obediência ao bispo, como qualquer organização que se diz católico faz. O Bispo  é o pastor e a ele se deve obediência. Acredito que a convivência vai ser normal, como sempre foi a convivência entre os dois movimentos de escuteiros”.
INICIO DA ACTIIDADE DO CEC
No Domingo, 23 de Fevereiro, a reunião geral que marca o inicio das atividades do escutismo católico em São Nicolau Tolentino, vai ter lugar em três comunidades diferentes: 1º encontro acontece logo a seguir á missa das 08 H00 na localidade de Banana e inclui a região de Banana, Mato Afonso e Gudim).
A seguir a missa das 10H00, haverá outra reunião que vai ser no Centro de São Domingos (Várzea da Igreja, Água de Gato, Rui Vaz); e o ultimo encontro tem lugar a seguir à missa do Meio-dia, em Ribeirão Chiqueiro e abarca as comunidades de Ribeirão Chiqueiro, Fonte d’Almeida e Pó de Saco.  Todos estão convidados a participar nestas iniciativas.

Consulte a fonte.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Unificação do Escutismo em Cabo Verde em debate.

Conselho Nacional do Corpo de Escutismo Católico Cabo-verdiano elegeu nova direcção.

Igreja Católica “separa-se” da Associação de Escuteiros de Cabo Verde